HomeNotíciasPensionistas afectados pelo "Dineo" recebem material de construção

Garantir a gestão transparente da Segurança Social

Maputo - (16/10/2020) - A Ministra do Trabalho e Segurança Social desafia ao novo Director Geral do INSS a continuar a assegurar a gestão transparente das contribuições dos trabalhadores.

 

Margarida Talapa fez este apelo esta Sexta-feira durante o encontro com os funcionários dos serviços centrais e da delegação da cidade de Maputo, que visava apresentar o novo Director Geral do INSS, Joaquim Siúta, em substituição de Alfredo Mauaie.

 

A governante recomendou ao novo Director Geral para ser acessível, dialogante, a pautar pela etíca e deontologia profissional na sua actuação, bem como criar um ambiente harmonioso de trabalho com os funcionários.

 

A titular da pasta de Trabalho e Segurança Social explicou que a nomeação de Joaquim Siúta insere-se na rotatividade de quadros do sector da Administração do Trabalho e decorre no âmbito da reestruturação que a instituição tem vindo a registar no presente ciclo governativo.

 

Na ocasião, o novo Director-Geral do INSS comprometeu-se a cumprir as orientações da Tutela, tendo solicitado apoio e coesão de todos os funcionários do INSS. “Estou disponível para receber contribuições de todos os colegas. A minha missão visa contribuir para que a instituição não recue, mas sim avance e acrescente valor”, frisou.

 

Apontou como desafios da instituição, o alargamento da cobertura do Sistema a mais trabalhadores e a melhoria do tempo de resposta às solicitações dos utentes.

 

O Director Geral do INSS cessante, Alfredo Mauaie, agradeceu o apoio e colaboração do Conselho de Administração e dos funcionários durante o exercício das suas funções, tendo apelado para que o gesto seja extensivo ao novo titular.

 

Joaquim Siúta, formado em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane, é quadro do INSS desde o ano de 1994. Já exerceu vários cargos, como de chefe de repartição provincial e central, delegado provincial e Inspector Geral do Trabalho.

 

 

 

Go to top