HomeNotíciasTécnicos do INSS actualizam-se como lidar com o público

Assegurar a motivação dos funcionários

Maputo - (23/11/2020) - A Ministra do Trabalho e Segurança Social recomenda a necessidade de se assegurar a motivação dos funcionários do INSS, com vista a elevação do nível de desempenho e o sucesso da instituição.

 

 

Margarida Talapa lançou o desafio na Sexta-feira, em Maputo, durante a tomada de posse do Chefe do Departamento Central de Recursos Humanos, Aniano Tamele.

 

“Por se tratar de uma área em que estão focalizados os principais recursos de que a instituição dispõe, que são as pessoas, recomendamos a necessidade de, dentre vários aspectos, assegurar a motivação dos quadros, o que determina o nível de desempenho e o sucesso das instituição”, apelou.

 

A titular da pasta de Trabalho e Segurança Social afirmou que o INSS possui mais de mil funcionários, cada um com as suas preocupações, pelo que impõe-se uma gestão de abertura, de humildade, de transparência e sobretudo de maior comunicação a todos os níveis, o que propiciará um ambiente são.

 

Exortou ainda ao novo Chefe do Departamento Central de Recursos Humanos para que assegure o cumprimento do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado e demais legislação aplicável; a implementação do Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos, assim como o uso correcto dos instrumentos de Gestão de Recursos Humanos.

 

Ainda na Sexta-feira, foram empossados os delegados provinciais do INSS de Gaza e Cabo Delgado, Eugénia da Conceição Sunate e Chomar Selemane, respectivamente.

 

Aos empossados, a Ministra do Trabalho e Segurança Social recomendou para que promovam um bom ambiente de trabalho e valorizem os quadros da instituição. “É necessário que primem pela boa gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros da instituição, recordando-vos que são meros guardiões do dinheiro dos trabalhadores e dos empregadores”, acrescentou.

 

Apelou-os ainda para que melhorem continuamente a qualidade de serviços prestados, através da redução do tempo de espera na concessão de prestações; garantam o cumprimento e respeito escrupuloso dos instrumentos normativos no processo de recolha de contribuições e pagamento de prestações.

 

Os delegados provinciais de Gaza e Cabo Delgado devem ainda redobrar esforços com vista a elevar a cobrança da dívida de contribuições para não comprometer o futuro dos trabalhadores inscritos no sistema de segurança social obrigatória e suas famílias.

 

Aniano Tamele substitui no cargo do Chefe do Departamento de Recursos Humanos, Daniel Clemente, enquanto que Eugénia da Conceição Sunate e Chomar Selemane, assumem as funções de delegado provincial em substituição de Sidónio dos Anjos Manuel e João Abílio Matemanga, respectivamente.

 

Go to top