HomeNotíciasServiços da Segurança Social expostos na 56ª edição da FACIM

PCA do INSS defende trabalho conjunto em prol do Sistema

Sofala - (24/02/2021) - O PCA do INSS renovou o apelo às autoridades governamentais e municipais, assim como aos parceiros sociais da província de Sofala, para a necessidade de um trabalho conjunto, visando melhorar, cada vez mais, a gestão do Sistema de Segurança Social.

 

Kabir Ibrahimo fez o pedido durante os encontros mantidos com diferentes personalidades e instituições daquela província, no quadro da visita que realiza desde Segunda-feira, 22 de  Fevereiro, com o objectivo de inteirar-se do estágio do Sistema de Segurança Social.

 

O PCA do INSS apontou a necessidade de cumprimento integral da legislação da Segurança Social, consciencializando-se os contribuintes de que o Sistema é de natureza contributiva, sendo, por isso, necessário que os descontos dos trabalhadores sejam canalizados ao INSS.

 

Com a modernização e informatização do Sistema, hoje é possível, tal como destacou o PCA do INSS, efectuar-se o pagamento de contribuições através de diferentes plataformas, sem necessidade de se fazer presente aos balcões do INSS e, em tempo recorde, obter-se toda a informação necessária. Apontou que a instituição tem pautado por uma gestão transparente e uma prestação de serviços ao utente cada vez mais célere, graças a um conjunto de medidas introduzidas nesse contexto.

 

Deu a conhecer a instalação de mais postos de atendimento na cidade da Beira, com vista a melhorar a prestação dos serviços e encurtar as distâncias percorridas pelos utentes do Sistema para serem atendidos, para além da construção de novas instalações, como são os casos da futura sede da Delegação Provincial, no bairro de Macurungo, na cidade da Beira, bem como da delegação distrital de Búzi, segundo garantiu no encontro com a Secretária de Estado, Stela Pinto Zeca.

 

O governador provincial de Sofala, Lourenço Bulha, felicitou o INSS pela celeridade com que tem vindo a proceder na concessão do subsídio de funeral ao nível da província.

 

Na Autarquia da Beira, como na Associação Comercial local e nos sindicatos, o PCA do INSS tranquilizou aos seus representantes e parceiros sociais no tocante a todas as questões levantadas e voltou a vincar a necessidade de se continuar a trabalhar conjuntamente, no âmbito da busca de soluções para qualquer situação que constranja o bom desempenho da instituição ou o funcionamento do Sistema.

 

Ainda no quadro da deslocação à província de Sofala, o PCA do INSS visitou pensionistas e manteve encontros com os funcionários do INSS, com quem partilhou ideias sobre a vida do Sistema, do ponto de vista de avanços e constrangimentos, bem como o processo de modernização geral em curso e as principais mudanças operadas.

 

Go to top